Vagas em Destaque

Como conseguir emprego sem ter experiência

Sabemos que buscar emprego sem ter experiência é bastante desafiante para todos os profissionais, principalmente para os iniciantes.


Por outro lado, não podemos considerar a falta de experiência como a porta do inferno para uma pessoa. Pelo contrário, existem empresas que também gostam de selecionar currículos de profissionais com pouca ou sem nenhuma experiência como forma de oferecer treinamento e aprendizado.

Neste artigo, apresentamos importantes dicas para você seguir e conseguir a sua primeira oportunidade em determinada área de trabalho.

Emprego sem ter experiência, é possível?

Iniciar e evoluir profissionalmente em uma determinada carreira é o objetivo de muitas pessoas e conseguir uma oportunidade sem ter muita experiência de mercado pode parecer ser um entrave para iniciar essa jornada.

Geralmente, as melhores vagas de trabalho impõem a experiência como um dos principais pré-requisitos, mas em muitos casos é importante identificar quais empresas de fato dão crédito somente à experiência.

1 – Tenha o perfil de profissional adequado

É muito importante que você se torne no profissional que a empresa gostaria de contratar. Para boa parte das empresas, quando um profissional possui de dois a três anos de experiência, isso resulta no perfil de um profissional que já aprendeu boa parte do trabalho a ser executado.

Por outro lado, caso você não tenha dois ou três anos de função comprovada em determinado setor, ressalte em seu currículo um trabalho voluntário ou colaborativo que já tenha efetuado no setor e os cursos que tem realizado.

Dessa forma, você estará empenhado em aprender cada vez mais e mostrar que possui interesse pleno em trabalhar na empresa.

2 – Foque nas empresas que valorizam as suas competências

Outro fator é apresentar o seu currículo para empresas que buscam profissionais que apresentam as suas competências.

Nos tempos atuais, é crescente a quantidade de empresas que valorizam mais a competência do profissional e suas habilidades do que a experiência, principalmente no setor de tecnologia de ponta.

Imagine uma pessoa que antes vendia serviços de revelação de filmes fotográficos e que, atualmente, sonha em começar a trabalhar no segmento de fotos digitalizadas?

Certamente, a vivência anterior no segmento de fotografia será um diferencial; Porém, esse profissional precisa se reinventar para aprender a manusear arquivos fotográficos no lugar dos antigos filmes.

3 – Dedique-se a um trabalho não remunerado

Para obter novas experiências, a boa dica é se dedicar a um trabalho voluntário, colaborativo ou até mesmo autoral.

Por exemplo, fotógrafos e ilustradores podem publicar portfólios de trabalhos autorais para conseguir trabalhar como fotógrafos e ilustradores profissionais para agências e editoras.

Profissionais formados em Administração de Empresa, por exemplo, podem oferecer trabalhos de formatação de planilha como voluntário para igrejas e ONGs como forma de gerar experiência adicional em seu currículo.

São exemplos que, de fato, ajudam a criar base de experiência para o currículo.

É importante pensar sempre no que você pode de fato fazer, ser específico sobre cada tipo de atividade. Mesmo que inicialmente não esteja ganhando algum tipo de remuneração, você está ganhando experiência.

4 – Invista em qualificação

Outro fator é investir sempre em qualificação. Seja para pessoas graduadas ou não em uma universidade, é importantíssimo fazer cursos presenciais ou online.

E não é somente de cursos caros que estamos falando. Existem cursos gratuitos online que emitem certificado e que podem ser aceitos pelas empresas.

Conclusão

Portanto, é importante saber que existem profissões que podem exigir experiência adquirida em processos de estágios e de treinamentos, elevando as condições do profissional ser contratado e efetivado.

Por outro lado, há empresas que já querem contratar um profissional “já pronto” com todas as qualificações e experiências exigidas para atuar.

Mas, dependendo da área de atuação, o profissional poderá considerar outros caminhos como indicado neste artigo.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos!